sexta-feira, 19 de junho de 2020

Informe da reunião das cotas na pós em Música 16/06

Presentes: Patty, Eduardo, Fernando, Carlos, Daniel, Helen, Tales, Giulia

Retomamos o que foi discutido na reunião anterior. Eduardo deu informe de como foi a conversa na CPPG da Música: Tiné está mais inclinado a seguir o modelo do edital de Artes da Cena para não se arriscar, mas isso não nos impede de oferecermos uma proposta. Ainda não foi definida a data da próxima reunião da CPPG, pois houve algumas extraordinárias convocadas, o que bagunçou o calendário.

Abrimos o edital de Artes da Cena para tomar como base os pontos referentes às cotas. O que gostaríamos de acrescentar: cotas para pessoas com deficiência como vaga extra. Discutimos se as cotas para indígenas deveriam ser vaga extra como acontece na graduação, mas Helen ponderou que estudantes indígenas não gostam dessas vagas extras do vestibular.

Outra dúvida foi com relação à comissão de averiguação, pois no edital de Artes da Cena consta que será realizada avaliação fenotípica também de indígenas. Helen consultou Robson e isso não é correto. Também ficamos em dúvida de como é feita a averiguação de pessoas com deficiência, se é enviada uma documentação antes. Vamos conferir como é feito em concursos/edital da FE.

O certificado de proficiência também é uma questão. O edital de Artes da Cena dá um prazo pequeno extra para que optantes pelas cotas entreguem o certificado. Consideramos que isso não é suficiente, principalmente no contexto atual da pandemia. Por enquanto a APG vai pedir que seja oferecido um prazo maior para todos os editais, mas posteriormente pensamos em pedir que a proficiência seja exigida não durante o processo seletivo, mas durante o curso, como é feito em outros institutos.

Aproveitamos para também conversar sobre as bolsas: a possibilidade de colocar critérios socioeconômicos no próximo edital. Eduardo disse que não há prazo para o edital sair ainda (talvez atrase por conta da prorrogação de 3 meses). Carlos trouxe exemplos de editais de bolsas com critérios socioeconômicos (incluindo PROEX). Consideramos que atrelar garantia de bolsas ao edital de seleção poderia atrasar a implementação de cotas, então a princípio pensamos que seria melhor colocar os critérios socioeconômicos no edital de bolsas. Combinamos de ler o material que o Carlos trouxe e conversar em reunião posterior.

Patty disse que vai pegar o edital do ano passado para incluir os trechos das cotas. Vamos marcar uma reunião para rever o edital com as questões resolvidas e conversar sobre as bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário