terça-feira, 16 de junho de 2020

Informe da reunião das cotas na pós em Música 15/05

Presentes: Patty, Helen, Tales, Eduardo, Fernando (Multimeios), Joel (graduação)

Fernando deu um informe de como está sendo a discussão para implementação das cotas no programa de multimeios. Estudantes de multimeios estão fazendo reuniões todas semanas e pesquisando como outros programas da área de comunicação (principalmente nas federais) implementaram as cotas. Fizeram uma tabela muito bonita separada em várias categorias.

Alguns pontos importantes: o ideal é a nota de corte ser 7 para ampla concorrência e 5 para optantes. Caso as vagas por cotas sejam todas preenchidas, optantes restantes são remanejados automaticamente para as vagas de ampla concorrência. Também é importante pensar na comissão de averiguação. O programa de Artes da Cena foi o primeiro da Unicamp a colocar a comissão durante o processo seletivo e não depois. Precisa de pessoas (voluntárias) para participar da comissão. No processo de pós do IE, quem fez esse trabalho foi a comissão de averiguação da graduação.

Foi levantada a questão do que acontece com quem for desclassificado pela comissão de averiguação: é desclassificado de todo o processo ou vai para a ampla concorrência? Joel disse que vai consultar uma pessoa.

Outra questão abordada foi o exame de proficiência. O IA cobra a proficiência já no ingresso, nem todos os programas são assim. Seria importante pensar em outro prazo para estudantes cotistas, principalmente neste ano considerando toda a situação da pandemia. O CEL não está realizando exames. Artes da cena deu 2 meses e 8 dias a mais além do previsto para que cotistas entreguem a proficiência.

Também surgiu a dúvida da porcentagem para as cotas. Artes da cena colocou 25% das vagas para cotistas. Multimeios está pedindo 50% para pessoas negras, pensando numa proporção mais realista da sociedade, e vagas extras para pessoas com deficiência e indígenas. Patty disse que gosta da ideia das vagas extras e a Música, como programa com a maior nota (e verba) do IA tem condições de bancar essas vagas.

Eduardo disse que o coordenador da música, prof. Tiné, quer colocar as cotas no próximo edital e está muito interessado em pegar o edital de Artes da Cena como modelo, por ser mais fácil por já estar pronto. Pensamos em nos reunirmos novamente para elaborarmos uma proposta como Multimeios está fazendo. Perguntamos quando será a próxima CPPG da Música e Eduardo não soube responder.

Informe posterior do Joel:
Questionamento: já ouviu algum edital de algum concurso público ou instituição que previa essa migração de uma lista para outra? Ele acha incabível pois a pessoa que for recusada está agindo de má fé. Só poderia haver um erro assim caso a pessoas preenchesse a solicitação errado. Sugeriu que no processo seletivo pode haver uma mensagem pedindo confirmação de que a pessoa optou pelas vagas para cotistas e falando que não é possível alterar essa opção. Além disso, no caso de uma pessoa que realmente se considera negra e foi rejeitada pela comissão de averiguação, ela própria se recusaria a migrar de lista então essa migração não faz sentido. Também pediu para se atentar que fazer averiguação durante o processo seletivo não é muito aconselhável pois é um curto período de tempo para a demanda e caso alguém esteja agindo de má fé pode solicitar um mandato de segurança e o processo todo pararia. Talvez o ano seguinte não tivesse nenhum ingressante pois o processo demoraria para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário