quinta-feira, 25 de junho de 2020

Carta Aberta da APG-IA e CAIA em apoio às trabalhadoras do HC da Unicamp

Carta Aberta da APG-IA e CAIA em apoio às trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Central da Unicamp

Na última quinta-feira, dia 18 de junho de 2020, os Centros Acadêmicos receberam uma carta de trabalhadoras do HC da Unicamp relatando as condições inadequadas de trabalho, com falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de testes de COVID. Relatam o medo que têm de estarem assintomáticas e com isso infectarem familiares e pacientes. Além disso, profissionais que estão no grupo de risco não foram afastadas. A carta pode ser lida na íntegra aqui.





















O CAIA prontamente levou a carta para a assembleia que estava marcada para o mesmo dia. Todas/os as/os estudantes presentes se revoltaram diante desse descaso com as profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Nós estamos no país em que mais morrem profissionais da enfermagem e não podemos permitir que a falta de equipamentos e testes aumentem ainda mais esse número.Não faz sentido que os profissionais que cuidam da saúde de todas/os não tenham acesso à mesma saúde que promovem! O direito à saúde, expresso em nossa Constituição e na Declaração Universal dos direitos Humanos, deve ser de acesso igualmente universal e igualitário! Negar EPIs adequados ao trabalho e testagem fere, além do direito à saúde que estas pessoas possuem, a condição da dignidade humana no trabalho! 


O princípio da dignidade da pessoa humana, o qual encontra assento na Constituição Federal brasileira, determina no art. 1º que são fundamentos da República e do Estado Democrático de Direito, entre outros, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho. Não fornecer condições adequadas de segurança do trabalho a aos trabalhadores é uma grande negligência, uma afronta à vida e ao estado democrático de direito!
Sendo assim, a assembleia decidiu manifestar nosso repúdio a esta situação e apoiar com ações à distância o ato que foi realizado no HC no dia 23 de junho, às 7h!

Convidamos todas e todos para divulgar amplamente a carta de denúncia nas redes sociais e para os e-mails da reitoria!
Chamamos todas e todos para somar em uma campanha de fotos nas redes e ao twittaço que será realizado também no dia 23, às 12h, para dar visibilidade à situação, com a #SaudeDaUnicampEmLuta.

Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários do HC Unicamp!
Teste de COVID e EPIs para todos os funcionários da saúde do Brasil!
Associação de Pós-Graduandas/os do Instituto de Artes da Unicamp (APG-IA)
Centro Acadêmico do Instituto de Artes da Unicamp (CAIA)
Estudantes presentes na Assembleia do Instituto de Artes realizada no dia 18 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário