quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Informe CPG IA 31/10

CPG (Comissão de Pós-Graduação) IA 31/10

Presentes: Alexandre Zamith, Silvia (Artes da Cena), Edson (Visuais, representando Fátima), Paulo (Música), Pedro (Multimeios), Fernando Cezar (discente, representando Patricia).


 

Ordem do dia:
- Credenciamento dos professores de colaboradores para permanentes: Gilson Antunes e José Alexandre Carvalho (ambos da Música)- Cadastramento do professor participante temporário: Theo Duarte (Multimeios)
Informes e discussões:
*Regulamentos: *
PRPG pediu para que programas de PG esperem para atualizar seus regulamentos internos. Há um movimento da PRPG para unificar os regulamentos das unidades que possuem diferentes programas de PG.

*Cotas da PG do IA:*
Foi apresentado o documento de encaminhamento de Cotas Étnico-raciais pro IA, feito pela APG-IA. Todos os coordenadores se mostraram favoráveis à implementação, mas acreditam que é importante ter algum encaminhamento inicial na CPG, para aí discutirmos nas CPPGs. Multimeios e Música não iniciaram a discussão nas CPPGs; Visuais não se sabe; Artes da Cena é o mais avançado por hora. Silvia comentou sobre seu encontro com Rafael, da COMVEST, sobre dicas de implementação de cotas (mas confesso que não entendi direito as dicas). E, após todo o debate (incluindo vários pontos que estão mais adiante), a profª Silvia convidou os membros da CPG para participar da reunião que a Artes da Cena terá para fechar de fato uma proposta de cotas para o edital. Pelo o que eu entendi, seria uma reunião especificamente da Silvia com a Adnã e a Milena. Mas a Silvia achou pertinente chamar a CPG para irem acumulando o debate, assim como ela deixou indicado para os outros coordenadores que iniciassem seus debates internos e tb chamassem o outros membros da CPG.

*Comissão de heteroidentificação:* 
Zamith disse que não temos ferramentas para políticas anti-fraude. Discordei e apresentei a comissão de heteroidentificação para os profs. A Profª Silvia se mostrou bastante aberta, interessada e disposta a pensar nessa política antifraude. Zamith avaliou positivamente pelo lado de que a existência da comissão de heteroidentificação já barra possíveis inscritos fraudulentos.
*Proficiência em línguas:* Prof. Edson comentou que seria importante criar um curso de Inglês Instrumental (apenas para leitura) para que os alunos entrantes como um todo que tivessem dificuldade pudessem sair do programa de PG com leitura em inglês. Houve uma conclusão geral (mas não unânime, alguns profs não se manifestaram) de que é possível deixar uma comprovação de língua estrangeira para ser realizada ao longo do curso, mas que ela deveria ser feita em algum momento.

*NOTAS e CLASSIFICAÇÕES:* Os profs defendem que os próprios alunos nao querem que as notas sejam expostas, mas disseram que estão acessíveis a quem pedir. Indiquei que nem sempre é assim, mas então disseram ser algum erro. Sobre uma lista de aprovação por colocação não é possível no IA pois não há uma classificação. O modelo de aprovação é a partir do número de vagas por orientador. Assim, é possível que pessoas que foram melhor do que outras no processo fiquem de fora se não tiver mais vaga para orientar essa pessoa.

*Seminário da PG IA:*
Não há uma proposta fechada. Tivemos propostas de fazer o seminário da PG do IA, que seria um evento interno com mesas compostas de pesquisadores de todos os programas, em anos alternados aos seminários internos (Multimeios e Artes da Cena). Ou poderiamos fazer todos os seminários todos os anos. Silvia disse se preocupar pois a CPPG da Artes da cena havia decidido tentar diminuir a quantidade de atividades internas, e o seminário do IA, por mais que possa ser proveitoso, iria contra esse desejo da Artes da Cena.

*Saúde Mental:*
CPGs irão receber guias sobre saúde mental, especialmente criados para explicar como detectar problemas com a saúde mental em estágios iniciais. Foi também informado que no HC há atendimento psiquiátrico de emergência.
*Em horários comerciais, o telefone é: 19 3521-2121*
*Fora de horário comercial: 19 3521-8773*

*Workshop de Produção Intelectual com o Rodolfo:*
Será um workshop sobre novidades das avaliações da CAPES, importância da produção acadêmica e artística dos egressos, entre outros pontos. A ideia inicial é de ser no período da manhã do dia 5 de dezembro, 5ª feira.

*Inscrição para PED:* 6 a 11 de novembro (Letícia mandou e-mail hoje)

*Próxima CPG: 14/11, 5ª feira*

Nenhum comentário:

Postar um comentário