domingo, 5 de janeiro de 2020

Ata da reunião da APG-IA 03/12


Presentes: Patty, Milena, Nicolli, Fernando M, Fernando E, Tales

Pauta:
- biblioteca
- cotas na pós
- manual e recepção de ingressantes
- balanço do semestre



BIBLIOTECA

Patty disse que ela e Fernando M estavam pensando em como elaborar propostas e conseguir pegar as demandas discentes para uma reformulação do espaço da biblioteca que atenda estudantes. Por exemplo, a ideia de fazer sala de estudo no primeiro piso. Milena lembrou que é importante pensar na expansão do acervo: quando vai precisar de mais espaço? O acervo cresce a cada ano, não adianta fazer sala de estudo pra um ano depois precisar colocar mais estantes. Todes pensaram que seria legal marcar uma reunião com direção, CAIA e funcionárias/os da biblioteca para conversar sobre isso e pensarem juntos no projeto. Idealmente para nós seria no fim de janeiro ou começo de fevereiro, mas vamos ver com as demais pessoas, docentes e funcionárias/os.

Patty disse que apesar da Helen não estar presente seria legal fazer a autocrítica sobre a atuação estudantil e a reação da profa Mariana na congregação. Milena disse que achou a reação dela justa porque a carta lida como posicionamento da APG-IA e do CAIA era muito semelhante à primeira carta escrita e tinha diversas informações erradas, então não deveria ter sido lida naquele momento; também achou que houve pouco tempo para mais pessoas contribuírem com a carta. Patty explicou que a ideia de escrever uma carta de estudantes surgiu na assembleia dos 4 setores e que o RD da biblioteca, Lucas, pediu ajuda e ela falou que tinha uma versão antiga de carta, mas que achava bom baixar o tom, que estava muito agressivo. Lucas, ela e Fernando M fizeram algumas alterações na carta, mas as pessoas acharam bom manter o tom, então acabou ficando daquele jeito. Patty disse que realmente houve pouco tempo pra mexer na carta, mas que tinha pedido pra ela ser assinada como "estudantes do IA" e não como CAIA e APG-IA; ela chegou depois da carta ter sido lida então não viu como foi. Milena disse que foi lida como carta das duas entidades e Patty concordou que isso foi um erro e que talvez fosse melhor não ter lido considerando como estava o clima. Em seguida pontuou que discordava do que a Profa Mariana disse com relação a não consultar a direção para a reunião dos 4 setores pois a direção não é, sozinha, um setor e pensaram em reunião qual seria o horário melhor para estudantes, docentes e funcionárias/os. Além disso, a APG-IA enviou um email para a direção, ela e Adnã entregaram um panfleto pra profa Mariana e pro prof Ronqui e ela falou na congregação anterior que a reunião aconteceria; em nenhum momento nenhum dos dois disse que não poderia estar presente ou sugeriu outro dia e horário para a reunião. Fernando M complementou que CAIA e APG-IA pediram várias vezes para ser marcada uma reunião aberta com a comunidade e a direção se recusou. Milena disse que seria importante ao invés de enviar email em uma próxima vez protocolar o pedido de reunião, porque assim a direção precisa dar uma resposta.

COTAS NA PÓS

Patty pediu informe da reunião da CPPG de Artes da Cena. Milena disse que estavam para alterar o edital para incluir as cotas na seleção, que o único ponto de dúvidas era a necessidade de cotas para indígenas e como isso seria feito, com número ou porcentagem. Além disso, como ser efetivo realmente e como receber as pessoas indígenas. Talvez num primeiro momento deixar só para pessoas negras? Pensamos que se estamos colocando as cotas, é melhor já colocar para todas. Milena ficou de conversar com o Arlindo dos acadêmicos indígenas. Milena tirou uma dúvida de que se a pessoa optante por cotas não passar nas vagas para cotas por restrição numérica também concorre às vagas de ampla concorrência. Vai ter nota de corte menor. A seleção de bolsas vai ser separada pois não é possível garantir reserva de bolsa, mas talvez um dia tenha, quem sabe.

Patty lembrou da ideia de fazer uma cartilha sobre as cotas, com o objetivo de explicar para estudantes que estejam por fora do debate sobre como funcionaria, falar da proposta de cotas, colocar dados e explicar a comissão de heteroidentificação. Também lembrou que não tá tendo cotas na graduação em Música, o que é muito problemático. Fernando M disse que precisariam articular com o CAIA para ver essa questão e que a cartilha de cotas na pós poderia servir pra dar um empurrãozinho nessa mobilização.

Milena falou sobre marcar um evento em parceria com a CPG, para atrair docentes. Sugeriu chamarem a Ana Venturini. Patty sugeriu também o Frei David do Educafro, que esteve em um evento sobre as cotas na pós que aconteceu no meio do ano. Vamos pensar em nomes e propor para o prof Alexandre depois.

Patty também disse que foi na mesa sobre epistemicídio do Núcleo de Consciência Negra e que achou uma ideia interessante olhar a bibliografia dos editais de seleção e colocar fotos dos autores, que provavelmente devem ser em sua maioria homens brancos. Sugeriu a partir dessa ação fazer também uma roda de conversa sobre o epistemicídio nas artes, que ainda têm uma visão totalmente eurocêntrica.

MANUAL E RECEPÇÃO

Pensamos em fazer um manual para ingressantes na pós, com informações úteis. A princípio pensamos em ter uma versão impressa menor e uma versão digital completa, mas depois pensamos que podemos tentar uma parceria com a CPG e/ou a direção para imprimir o manual completo e bonito, já que ele vai ser útil para todes. Nicolli sugeriu usarmos o manuel como referência, pois ela gostava muito do tom dele, falando de assuntos sérios de uma forma descontraída. Ela e Patty se dispuseram a escrever e enviar para quem mais quiser colaborar. Todes presentes algumas coisas importantes para ter: CEP, bolsas, univesp, auxílio emergencial, prazos, disciplinas, o que é PED, atividades orientadas, auxílio para saúde mental e SAPPE, links úteis etc.

Patty sugeriu distribuirem o manual no dia da matrícula presencial. Também sugeriu pensarem em uma confraternização quando começarem as aulas. Fernando E concordou que é um momento propício para fazer essa integração. Chegando mais perto vão pensar nisso, focar no manual agora.

BALANÇO DO SEMESTRE

Fernando M pontuou que a nossa maior vitória foi com relação à biblioteca permanecer no seu prédio, que conseguimos fazer uma boa mobilização. Fernando E disse que também foi muito importante que conseguimos nos organizar e nos entender melhor como grupo. Patty disse que também avançamos na questão das cotas na pós e que foi bom termos conseguido elaborar uma proposta conjuntamente para levar pros programas. Nicolli lembrou que tentamos fazer a socialização mas que não deu muito certo, vamos tentar de novo no começo do semestre. Patty lembrou que outra coisa que ficou faltando foi dar continuidade à pauta de saúde mental, mas que a Helen já conseguiu um contato então só falta mesmo combinar e marcar a atividade.

ETC

Patty consultou todes sobre colocar as atas de reunião no blog e todes concordaram que elas devem ser públicas. Também perguntou sobre o Alan, que entrou na APG-IA como suplente mas nunca apareceu nem respondeu mensagens no grupo. Fernando M ficou de conversar com ele para ver se ele tem interesse de continuar no ano seguinte ou se sairia da gestão. Por fim, Patty falou do texto que ela e Eleonora começaram a escrever em defesa da valorização das artes no CONAP e disse que talvez seria legal pensar em ampliar e escrever um manifesto. Milena disse que seria legal mostrar para professoras/es pois muitas/os poderiam querer assinar com a gente e isso daria mais visibilidade, então uma ideia é levar pra CPG e outras instâncias. Patty também lembrou que Fernando M queria escrever uma carta de repúdio às declarações do novo presidente da Funarte. Fernando M disse que estudou na mesma universidade que ele e que as pessoas de Londrina estão revoltadas pensando em como se manifestar em resposta às declarações bizarras. Fernando E comentou que acha muito reativo e sem efeito. Outras pessoas concordaram que não tem muito efeito prático e que não vamos conseguir derrubar o presidente da Funarte, mas é importante a APG se posicionar politicamente, até em apoio às/aos estudantes de Londrina. Fernando M ficou de escrever a carta.

Acabada a reunião, Patty levantou, enroscou em um prego e rasgou seu shorts. Nicolli tirou agulha e fio dental da bolsa e remendou o shorts. Fica a importante dica de que fio dental é resistente e ótimo para remendos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário