domingo, 5 de janeiro de 2020

Informe congregação do IA 21/11


A profa Nancy, da PRPG (Pró-Reitoria de Pós-Graduação) foi convidada a apresentar a proposta de alteração no regimento de pós-graduação para permitir a cobrança dos cursos de lato sensu. Ela apresentou dados sobre o número de estudantes que fizeram os cursos que tiveram problemas com os conselhos e qual o custo por curso para a Unicamp. (ex: um de fisioterapia com custo de R$ 166.900 que teve 12-20 pessoas em seus oferecimentos) Ela apresentou também slides com prints de pessoas confusas na Internet para justificar que as pessoas acham que cursos de especialização modalidade extensão são cursos de lato sensu. Disse que está fazendo um esforço para ir às congregações das unidades e, como não deu tempo de fazer isso, o tema não vai para votação neste CONSU e sim no CONSU de março. Patty falou sobre as discordâncias de estudantes, que estudaram o assunto e não acham que alterar o regimento é a melhor saída para resolver o problema dos cursos que não são aceitos pelos conselhos e também que não foram apontadas soluções para problemas levantados, como a sobrecarga que geraria para as secretarias de pós-graduação. Também agradeceu pelos dados que vinha pedindo desde agosto, lembrou do evento que fizeram em parceria com a Adunicamp, no qual o prof Hashimoto concordou que este não é o melhor momento para fazer a alteração tendo em vista os ataques à universidade pública e à gratuidade de ensino. Profa Nancy respondeu dizendo para não misturarem as coisas e que o problema das secretarias é orçamentário por causa da crise. Prof. Ronqui disse para coordenadores fazerem reuniões setoriais para discutirem o assunto e fazerem os trâmites necessários para tirar um posicionamento em uma congregação futura.



Foi informado que a nova coordenadora da biblioteca é a profa. Lenita. Antes era a profa. Larissa, que agora será a coordenadora de artes cênicas.
Patty fez a apresentação formal da APG-IA, informando o que é uma APG e como se deu a mobilização na pós-graduação da Unicamp de modo geral. Disse que a pauta prioritária da APG-IA é a implementação das cotas na pós, além de preocupações com a socialização de estudantes, que muitas vezes vêm de outras cidades e se sentem perdidas/os na universidade. Pediu desculpas por ninguém da APG-IA ter conseguido estar presente na última congregação, quando foi pautada a apresentação, e agradeceu pela receptividade que a direção vem tendo. Em seguida apresentou a proposta de implementação de cotas na pós elaborada pela APG-IA, que já foi apresentada à CPG. Disse que colocou o arquivo na congregação para que a comunidade do IA tivesse ciência do mesmo. Prof Zamith, coordenador geral da pós do IA, começou parabenizando as/os estudantes pela criação da APG-IA e disse que temos muitas possibilidades de parcerias pela frente, como a organização de um congresso. Confirmou que a proposta de cotas foi apresentada na CPG, onde aconteceu uma discussão sobre o tema, e que foi bem recebida por todas/os, passando agora para uma discussão em cada programa, pois cada um pode ter as suas especificidades. Mas de modo geral ter a proposta elaborada por escrito foi muito bom.

Prof Ronqui informou sobre as alterações na informática do IA. A direção está pensando em fazer um espaço de convivência com uma mesinha de centro, além de trocar computadores. (Após a congregação RDs foram até lá para dar um feedback. Ronqui perguntou sobre o armário que fica no começo do corredor e dissemos que ele não é muito usado, então ele será retirado e possivelmente movido para o estúdio, onde terá mais utilidade.)

Obras do IA: informe à parte.

Após o informe sobre o andamento das obras do IA, prof Ronqui chamou a profa Teresa, vice-reitora, para falar sobre a proposta de mudança da biblioteca do IA para a BC. Profa Teresa explicou que o projeto inicial de Zeferino Vaz era ter a biblioteca central em um prédio suntuoso e espetacular. (amada...) Então a CGU passou a pensar no conceito original para resgatá-lo. Várias bibliotecas setoriais estão com sérios problemas, então uma solução seria movê-las para o maravilhoso prédio da BC, pois vai ser liberada uma área AMPLA com a saída da BORA, que vai ser disponibilizada em março, oferecendo assim um espaço nobre em uma área nobre. Informou que a DEPI é o órgão que faz análise técnica para ver se o espaço é adequado, então vai mover a biblioteca para uma área adequada e adequadamente adaptada se for decidido pelo IA. Também salientou que há uma mudança na tomada de decisões dessa gestão para discutir e aprovar em órgãos colegiados ao invés de com canetadas. Explicou que ela conversa de modo institucional no gabinete e submete ao órgão colegiado quando o assunto tem maturidade. Prof. Marcius lamentou que, uma vez que nessa gestão houve uma mudança para não haver decisões na base da canetada, isso significa que nas gestões anteriores isso acontecia. Ele disse que a vice-reitora parte de duas premissas: que há espaço na BC e que há problemas nas bibliotecas setoriais. Então ele quer saber quais são os problemas da biblioteca do IA. Também disse que há muita conversa sobre os procedimentos que vêm sendo realizados, como medições e planejamentos. Profa Teresa disse que não vai responder comentários de rede social. Prof Marcius pontuou que não são comentários de rede social, mas sim conversas. Ela então respondeu que os problemas da biblioteca são a falta de espaço do IA e que isso serviria para ampliar o espaço do IA. (ou seja, a biblioteca não tem problemas) Ela também disse para termos certeza de que se não for a biblioteca do IA a se mudar para a BC, será alguma outra biblioteca. Em seguida o prof Ronqui disse que não gosta de conversar com base em notícias parciais e que trará os dados levantados na congressão extraordinária sobre o tema, que será realizada na próxima quinta, dia 28 de novembro.

INFORME OBRAS DO IA

- TEATRO: Foram gastos mais de 8 milhões na obra. Tem que fazer projetos elétrico e hidráulico, o que vai custar mais meio milhão. Não vão mais fazer planejamento em etapas (plmdds né). A estrutura do prédio é boa. Vai ter uma drenagem permanente no prédio, que vai custar 150 mil, resultado do estudo hidrológico realizado. A cobertura vai custar 500 mil. Drenagem e cobertura já estão garantidas no orçamento. Prof Marcius pediu explicações pois se disse surpreso ao ouvir que o prédio não tem problemas estruturais, uma vez que em congregações passadas foi falado o contrário, incluindo a falta de dois pilares; quer explicação mais aprofundada, não apenas afirmações. Talita da DEPI respondeu que faltava um pilar, não dois, e foi colocado o pilar que faltava. Prof Marcius disse que está em ata da congregação a afirmação de que eram dois pilares faltantes e que logo, pela conversa, nunca teria faltado nenhum. Prof Edson lembrou do deslocamento de 20 cm do prédio. Prof Marcius questionou se o prédio vai desabar se o sistema de drenagem pifar. Talita disse que poderia enviar um engenheiro para dar explicações mais detalhadas e que vai enviar o laudo.

- BLOCO L: Só vai ser construído depois que terminar o teatro.

- REFORMA PAVIARTES: Projeto sendo desenvolvido pela engenharia civil, tem um projeto da arquitetura. A obra será feita em duas etapas: primeiro pavilhão 2 e área externa, depois pavilhão 1. A data dos prazos será confirmada em janeiro. Um pavilhão será usado enquanto o outro estiver em reforma e atividades acontecerão também na casa do lado.

- PRÉDIO DE ACESSIBILIDADE: Licitação de março a agosto, entrega em maio de 2021.

- PRÉDIO DAS ENTIDADES: Projeto em revisão. Boa parte do que está ali não se aproveita mais. A obra será realizada ano que vem se houver prosseguimento.

- REFORMA ELÉTRICA: Será realizada no ano que vem no prédio principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário