quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Ata da reunião da APG-IA e CAIA 12/11

Presentes: Patty, Fernando M, Milena, Tales, Leo, Fernando E, Adnã, Luana, Amanda, Helen, Gustavo

Pauta
1) cobrança do lato sensu
2) biblioteca do IA
3) cotas na pós




1) COBRANÇA DO LATO SENSU

Patty informou que a APG-IA pediu para a proposta de cobrança do lato sensu seja inclusa para discussão na CPG (14/11) e na congregação (21/11). A congregação da FEEC, por exemplo, tirou um posicionamento contrário à cobrança e isso deve influenciar o voto de docentes da FEEC no CONSU (26/11).

Milena e Fernando M lembraram que existe um curso de extensão do IA que poderia passar a ser oferecido como lato sensu pago e que talvez o instituto ache interessante por isso. É importante argumentarmos que na nossa área não existe nenhum conselho que implique com os certificados, como acontece na medicina, por exemplo, então esse curso pode continuar sendo oferecido como extensão.

Patty falou da proposta de fazer um abaixo-assinado com estudantes de todos os cursos e programas, da graduação e da pós, e um ato no CONSU juntando outras pautas. Precisamos divulgar o relatório do GT estudantil que estudou a proposta de cobrança do lato sensu para as pessoas: http://bit.ly/GTLatoSensu

2) BIBLIOTECA

Como a direção não quer chamar a reunião dos 4 setores, podemos fazer isso nós mesmos. Milena sugeriu ter uma carta física para distribuir para docentes e estudantes, para convidar para a reunião. Patty disse que pode fazerem formato de panfleto, que tenha uma parte informativa e o convite. Milena lembrou que é importante convidar funcionários da GAIA também.

Fernando M já pediu os projetos da FAPESP que possibilitaram a construção do prédio da biblioteca, mas ainda não recebeu pois tem um prazo de 20 dias.

A reunião será para conversar sobre a biblioteca e pensar juntos em propostas de melhorias para ela.

Falamos também da possibilidade de congregação sobre o assunto somente para apresentar a proposta, sem votá-la no mesmo dia.

3) COTAS NA PÓS

Adnã e Fernando E deram informe sobre como foi a reunião na quinta-feira passada. Disseram que os programas vão ter peculiaridades e que no momento é melhor focar em artes da cena. A coordenadora de Artes Visuais disse que não será possível implementar as cotas em 2020, apenas em 2021. O coordenador de multimeios não foi na reunião. Adnã elencou as três maiores questões: qual é o grupo étnico para o qual as cotas se voltam, comissão de heteroidentificação e a questão das bolsas. Fernando E vai pesquisar a comissão de heteroidentificação de um ponto de vista jurídico e Milena vai conversar com estudantes indígenas.

Fernando M informou que o representante discente da Música, Eduardo, enviou por email um formulário pedindo a opinião de estudantes da música em relação às cotas: se concordam com a implementação, se concordam com ressalvas ou se discordam. Também pergunta quais são as ressalvas ou o motivo da discordância. Em caso de concordância, qual modelo deveria ser adotado, elencando a reserva de cotas do IFCH, FE, IE e IEL, o que é um dado da proposta de cotas da APG-IA mas não é a reserva que escolhemos. A proposta também não foi disponibilizada para estudantes se informarem antes de opinarem, então seria importante fazermos isso. Esse email causou estranhamento e decidimos conversar com ele para entender melhor qual o propósito. Patty observou que o email também foi encaminhado para docentes da Música.

Patty perguntou se a graduação está por dentro da pauta das cotas na pós. Amanda disse que não. Leo aproveitou para informar que as cotas na graduação em Música não estão funcionando, pois consta no edital mas na prática não sabem como fazer a reserva e por isso não estão aplicando.

Adnã lembrou que uma questão apontada como complicada foi a da proficiência em idioma estrangeiro; a coordenadora de Artes da Cena sugeriu que estudantes cotistas apresentem o certificado de proficiência até a qualificação e que se busque fazer parcerias com o CEL.

ENCAMINHAMENTOS
- divulgação da proposta de cobrança do lato sensu
- divulgação do ato no CONSU
- abaixo-assinado contra a cobrança do lato sensu
- pressionar na congregação por um posicionamento do IA contra a cobrança
- escrever uma carta-convite para reunião dos 4 setores
- continuar divulgando a situação da biblioteca para as pessoas, para incentivar que elas apareçam na reunião
- pesquisar comissão de heteroidentificação
- conversar com estudantes indígenas
- divulgar proposta de implementação de cotas da APG-IA
- (re)colocar a graduação na mobilização pelas cotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário