domingo, 5 de janeiro de 2020

Ata da assembleia da pós - 10/09

Presentes

Patricia Kawaguchi (Música, APG-IA), Fernando Magre (Música, APG-IA), Daniel Bueno (Música), Tiago Morandi Roscani (Música), Leonardo Caron (Música, CAIA), Diego Leal (Artes da Cena), Helen Tormina (Música), Gustavo Padovani (Multimeios, APG-IA), Letícia Moreira (Multimeios, APG-IA), Milena Pereira (Artes da Cena, APG-IA)


Pautas:
- apresentação da APG e representação discente
- situação de bolsas CAPEs/CNPq
- demandas da pós do IA: o que queremos? (+ Ato do dia 20)
- estatuto da APG central



Conversamos sobre a dissolução do departamento de cinema (DCIN) via gabinete do reitor e a reação do IA.

Conversamos sobre as funções da APG e sobre as representações discentes em âmbito do instituto e da universidade como um todo. A gestão da APG se preocupa principalmente com a integração e socialização de pós-graduandas/os, pois não dá para construir nada se nem nos conhecemos. Também queremos focar em divulgação científica e artística de nossas/os estudantes.

Fernando deu o informe do levantamento de dados em números das bolsas CAPES que foram perdidas (contingenciadas). É importante salientar que não eram bolsas ociosas, mas que estavam passando pelos procedimentos de atribuição para novas/os bolsistas. Tecnicamente essas bolsas foram contingenciadas para os programas de Música, Artes Visuais e Artes da Cena, ou seja, elas podem voltar, enquanto as bolsas de Multimeios foram cortadas por medida anterior da CAPES de cortar 70% das bolsas de programas cuja nota caiu de 5 para 4. As cotas emergenciais da reitoria estão sendo cortadas também.

Patty falou sobre o GT emergencial de apoio a bolsistas CNPq, do qual é representante discente, e pediu sugestões, questões e demandas para levar pra reunião, que acontecerá no dia 16. As sugestões foram: ter uma postura de não trabalhar com migalhas, pedir um posicionamento do SAE com relação à moradia (está ambíguo que pessoas da pós podem pedir vaga na moradia, o que gerou uma confusão em julho), questionar por quanto tempo a reitoria garante as providências emergenciais e pedir atualização do valor da bolsa moradia (pois não paga nem aluguel em Barão Geraldo). Sugestões para além da reunião: pensar na possibilidade/eficácia de fazer um ato no CONSU, fazer um levantamento dos valores de aluguel em Barão Geraldo e fazer eventos para arrecadar dinheiro para conseguir dar um apoio às pessoas que precisarem.
Sobre o dia 20, greve mundial pelo meio ambiente, achamos importante participar mas estamos confusas/os com a organização/programação. Achamos importante conversar com movimentos de base de Campinas para ver o planejamento.

Conversamos sobre a importância de fazer trabalho de base no instituto: levantamento de dias e salas de aula da pós, passagem em sala para apresentar a APG e divulgar assembleias/eventos, descobrir o melhor dia para marcar assembleia 

Conversamos sobre a formação da APG Central da Unicamp, cujo estatuto será votado no dia 11/09 em assembleia estatuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário