quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Informe CPG IA 14/11

CPG (Comissão de Pós-Graduação) IA 14/11/19

Presentes: Alexandre (Coordenador), Silvia (Artes da Cena), Fátima (Visuais), Paulo (Música), Pedro (Multimeios), Fernando Cezar (discente, representando Patrícia), Letícia (Secretaria PG)




Ordem do dia:

Ingresso:
● Ricardo Coelho - Pesquisador pós-doutorado, PG em Artes Visuais. Supervisor: Prof. Sérgio Niculitcheff.
Cadastramento:
● Ileana Diéguez Caballero - Profª participante temporária, PG Artes da Cena
● José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira - de Prof. visitante para Prof. participante temporário, PG Artes da Cena.
● Lucia Eustachio Fonseca Ribeiro - Profª aposentada das Visuais, de Profª colaboradora para Profª participante temporária, PG Artes Visuais

Obs: mudanças de Profs colaboradores para participantes para que possam co-orientar pesquisar das respectivas PGs.


Informes e discussões:

● WORKSHOP sobre Produção Intelectual com Rodolfo: 05 de dezembro, 5ª feira, das 9h30 às 12h30
Importante evento, deve contar com a presença de todas e todos! Terá um caráter didático, desde informes sobre novidades na avaliação da CAPES - e como seremos afetados - até onde e como inserirmos determinadas atividades (acadêmicas e artísticas) na plataforma Lattes.
Rodolfo irá nos enviar o formulário do semestre para coleta de nossas produções no dia 30 de novembro, com prazo de preenchimento até o dia 15 de dezembro!
É muito importante que preenchamos o formulário mesmo se não tivermos nenhuma produção nova. Quando não enviamos, o Rodolfo e o IA ficam sem saber se não tivemos produções ou se apenas não mandamos, dificultando o trabalho de coleta de dados.

● Alteração do Regimento Geral de PG para cobrança de cursos Lato Sensu:
No IA, a realidade é de que temos cursos de extensão pagos, e ainda não de Lato Sensu. Contudo, os cursos são “vendidos” como cursos de especialização - o que não é o caso, pois são cursos de extensão sem a mesma validade das especializações (lato sensu). Para a transformação de um curso de extensão num de especialização, é necessário que haja uma aprovação por instâncias superiores de educação, cumprindo pré-requisitos específicos. No atual momento, a cobrança dos cursos de extensão financiam, de acordo com as falas de Fátima e Alexandre, os funcionários e professores que trabalham em tais cursos, não afetando a carga horária e a quantidade de trabalho com as atividades de graduação e pós-graduação dos envolvidos.
As professoras e professores presentes defenderam que os cursos de extensão deixem de ser vendidos como de “especialização” (lato sensu) e sejam, de fato, comercializados como de “extensão”. A existência de cursos pagos na extensão não gerou maiores debates, pois, de acordo com os presentes, ou esses cursos existem de forma pagante ou não existiriam, dada a pouca disponibilidade extra de funcionários no IA.
Houve também uma concordância de que a cobrança de cursos lato sensu deve ser compreendida em cada instituto, não sendo desejável tal prática no IA, tendo em vista o cenário atual de desmonte e tendência de privatização das universidades públicas brasileiras.

● Visita da Profª Denise Leite
Há a possibilidade de uma visita da Profª Denise Leite, do UFRGS e da CAPES, para auxílio no processo de autoavaliação e planejamento estratégico do IA, que deve estar mais alinhado ao planejamento da UNICAMP e com os dos cursos de PG do IA. Sua vinda, caso ocorra de fato, seria financiada com dinheiro emprestado dos programas de PG, especialmente da Música, sendo devolvido pelo dinheiro da coordenação no ano que vem.

● Férias dos coordenadores:
Enquanto de férias, os coordenadores de curso de PG podem indicar pessoas que fiquem responsáveis durante o período. As pessoas indicadas não recebem bonificação pela atuação; durante as férias, os professores também não recebem - mas ganham bonificação pelo período de não-férias.

● PED IA 1ºsem/2020
Lista de aprovados já deve ter sido divulgadas, com quase todas as pessoas inscritas aprovadas. Lista de espera: composta das não aprovações; apenas serão chamadas caso abra uma desistência para a vaga na disciplina especificada na inscrição da aluna ou aluno não aprovada(o).

● Informes PRPG
Acordo FAPESP/UNICAMP: cursos de PG podem optar por uso de uma prova não-específica como uma das fases de seleção nos programas, denominada GRE. A avaliação seria de conceitos gerais, capacidade de escrita e argumentação. As 30 melhores colocações podem concorrer a bolsas FAPESP de doutorado direto, caso a orientadora/orientador seja pesquisadora/pesquisador da FAPESP.
PrInt: serão divulgados 2 editais de mobilidade (discente e docente) para programas de PG nota 3 - no caso, para o Multimeios.

● Eleições PG IA
Estão abertas eleições via assembleia virtual para docente suplente dos programas de Artes da Cena e de Multimeios. Logo será aberta a votação, também via assembleia vitual, para representante discente na CPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário