A APG Central da Unicamp
escreveu um ofício à PRPG com as principais dúvidas de estudantes da
pós-graduação. Nós da APG-IA também assinamos em conjunto com
representantes discentes das unidades. Quando tivermos uma resposta,
divulgaremos amplamente!
Segue o texto:
1. Tendo em vista a falta de capacitação docente e discente para utilização das plataformas e ferramentas digitais, o período de elaboração dos planos de trabalho não prevê um momento explícito de cooperação com essas demandas. Como isso está sendo pensado e planejado pelas pró reitorias de graduação e pós graduação?
2. Além da clara complicação que seria contar com acesso e conectividade por parte dos discentes levando em conta a porcentagem de estudantes da Unicamp em vulnerabilidade social, destacamos também a atenção para o compromisso com a estrutura e condição de alunos negros e indígenas. Considerando ainda o cenário de pandemia, ressaltamos que esse quadro deve contar com a inclusão de estudantes que estejam com dificuldades por situações de contágio ou estágio grave de parentes e colegas, além de dificuldades ou complicações socioeconômicas resultantes da condição de auto isolamento. Novamente, destaca-se a necessidade de incluir o mapeamento e proposta de soluções efetivas para essas questões no planejamento de qualquer proposição didático-pedagógica à distância.
3. Não houve debate ou discussão explícitos da reitoria com entidades de representação discente e docente a nível estadual e nacional para verificar os posicionamentos dos mesmos com relação às atividades online ou à distância, bem como destaque para as demandas de tais entidades. Reforçamos a necessidade de incluir essa articulação no planejamento de atividades à distância.
1. Se realmente houve abertura do sistema de atribuição no dia 20/03, se as unidades conseguirão fazer as atribuições de bolsistas devido à suspensão de atividades, e se haverá pagamento dos novos bolsistas no mês de abril;
2. Qual a situação de ganho/perda de bolsas CAPES de acordo com as novas regras estabelecidas na portaria n. 34 de 9 de março de 2020, que aumenta aporcentagem de bolsas que podem ser retiradas, e quais ações a PRPG pretende tomar com relação a isso. A Unicamp se posicionará publicamente acerca do novo modelo de concessão de bolsas, ainda mais duro do que o divulgado anteriormente? Há previsão de divulgação dos dados de ganho/perda de bolsa por unidade e programa?
3. No âmbito da portaria n. 36, esclarecer qual a situação da Unicamp em relação aos adiamentos de defesas e qualificações. De acordo com a Resolução GR-33, haverá a extensão dos prazos de integralização para todos os alunos.
Haverá também a prorrogação dos prazos de qualificação? A Unicamp está discutindo com as agências de fomento, além da prorrogação dos prazos, a prorrogação das bolsas?
Segue o texto:
Campinas, 23 de março de 2020
À Ilma. Sra.
Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia
Pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp
Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia
Pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp
Assuntos: Atividades não presenciais nas disciplinas de pós-graduação e situação das bolsas CAPES
Prezada Profa Nancy,
Diante dos posicionamentos da reitoria frente à mobilização de
estudantes e professores para planejamento, elaboração e execução de
atividades online e/ou à distância, destacamos alguns pontos que
necessitam de urgente atenção e esclarecimento:
1. Tendo em vista a falta de capacitação docente e discente para utilização das plataformas e ferramentas digitais, o período de elaboração dos planos de trabalho não prevê um momento explícito de cooperação com essas demandas. Como isso está sendo pensado e planejado pelas pró reitorias de graduação e pós graduação?
2. Além da clara complicação que seria contar com acesso e conectividade por parte dos discentes levando em conta a porcentagem de estudantes da Unicamp em vulnerabilidade social, destacamos também a atenção para o compromisso com a estrutura e condição de alunos negros e indígenas. Considerando ainda o cenário de pandemia, ressaltamos que esse quadro deve contar com a inclusão de estudantes que estejam com dificuldades por situações de contágio ou estágio grave de parentes e colegas, além de dificuldades ou complicações socioeconômicas resultantes da condição de auto isolamento. Novamente, destaca-se a necessidade de incluir o mapeamento e proposta de soluções efetivas para essas questões no planejamento de qualquer proposição didático-pedagógica à distância.
3. Não houve debate ou discussão explícitos da reitoria com entidades de representação discente e docente a nível estadual e nacional para verificar os posicionamentos dos mesmos com relação às atividades online ou à distância, bem como destaque para as demandas de tais entidades. Reforçamos a necessidade de incluir essa articulação no planejamento de atividades à distância.
Com relação à situação da CAPES, em virtude da publicação das portarias
n. 34 e n. 36 da CAPES, pedimos esclarecimentos com relação aos
seguintes pontos:
1. Se realmente houve abertura do sistema de atribuição no dia 20/03, se as unidades conseguirão fazer as atribuições de bolsistas devido à suspensão de atividades, e se haverá pagamento dos novos bolsistas no mês de abril;
2. Qual a situação de ganho/perda de bolsas CAPES de acordo com as novas regras estabelecidas na portaria n. 34 de 9 de março de 2020, que aumenta aporcentagem de bolsas que podem ser retiradas, e quais ações a PRPG pretende tomar com relação a isso. A Unicamp se posicionará publicamente acerca do novo modelo de concessão de bolsas, ainda mais duro do que o divulgado anteriormente? Há previsão de divulgação dos dados de ganho/perda de bolsa por unidade e programa?
3. No âmbito da portaria n. 36, esclarecer qual a situação da Unicamp em relação aos adiamentos de defesas e qualificações. De acordo com a Resolução GR-33, haverá a extensão dos prazos de integralização para todos os alunos.
Haverá também a prorrogação dos prazos de qualificação? A Unicamp está discutindo com as agências de fomento, além da prorrogação dos prazos, a prorrogação das bolsas?
Atenciosamente,
Representação Discente da CCPG:
Alan Isaac Mendes Caballero
Aline Marcondes Miglioli
Bruna Carolina Garcia
Mayara Gregoracci dos Santos
Octavio Fonseca del Passo
Pedro Marcondes Freitas Leite
Victor Schlude Ribeiro
Alan Isaac Mendes Caballero
Aline Marcondes Miglioli
Bruna Carolina Garcia
Mayara Gregoracci dos Santos
Octavio Fonseca del Passo
Pedro Marcondes Freitas Leite
Victor Schlude Ribeiro
Representação Discente da Pós-Graduação no CONSU:
João Paulo Ferreira Bertacchi
Matheus Alves Albino
Patricia Kawaguchi Cesar
Robson B. Sampaio
Helen Tormina
Luan Ramos
João Paulo Ferreira Bertacchi
Matheus Alves Albino
Patricia Kawaguchi Cesar
Robson B. Sampaio
Helen Tormina
Luan Ramos
Representação Discente nas Unidades e PPGs:
Matheus Marques - RD da CPG/IG
Jean Carlos Medeiros - RD CPPG em Matemática Aplicada e Congregação do IMECC
Guilherme Tavares da Silva - RD Congregação e do Conselho Interdepartamental do IMECC
Filipo Pires Figueira - RD PPG em Linguística (IEL)
Ana Laura Scudeler - RD PPG em Biologia Vegetal (IB)
Erica Aline Correa Porto - RD PPG em Biologia Animal (IB)
Matheus Marques - RD da CPG/IG
Jean Carlos Medeiros - RD CPPG em Matemática Aplicada e Congregação do IMECC
Guilherme Tavares da Silva - RD Congregação e do Conselho Interdepartamental do IMECC
Filipo Pires Figueira - RD PPG em Linguística (IEL)
Ana Laura Scudeler - RD PPG em Biologia Vegetal (IB)
Erica Aline Correa Porto - RD PPG em Biologia Animal (IB)
Augusto Schmidt - RD PPG em Demografia (IFCH)
Kelly Camargo - RD PPG em Demografia (IFCH)
Ana Carolina Furiozo Arantes - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Taís Betoni Rodrigues - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Tales Eduardo Pelison Botechia - RD da CPG/IA
Marcos Vinicius Flores Miranda Nolasco - RD do DTA (FEA)
Enylson Xavier Ramalho - RD do DCA (FEA)
Mariana Barreto Carvalhal Pinto - RD da Congregação da FEA
Maria Isabel Landim Neves - RD da CPG/FEA
Monique Martins Strieder - RD do Programa de Engenharia de Alimentos (FEA)
Pedro Pio Campregher Augusto - RD do PPGAN (FEA)
Daniel Candeloro Cunha - RD da CPG/FEM
Kelly Camargo - RD PPG em Demografia (IFCH)
Ana Carolina Furiozo Arantes - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Taís Betoni Rodrigues - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Tales Eduardo Pelison Botechia - RD da CPG/IA
Marcos Vinicius Flores Miranda Nolasco - RD do DTA (FEA)
Enylson Xavier Ramalho - RD do DCA (FEA)
Mariana Barreto Carvalhal Pinto - RD da Congregação da FEA
Maria Isabel Landim Neves - RD da CPG/FEA
Monique Martins Strieder - RD do Programa de Engenharia de Alimentos (FEA)
Pedro Pio Campregher Augusto - RD do PPGAN (FEA)
Daniel Candeloro Cunha - RD da CPG/FEM
Entidades:
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da Unicamp
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos do Instituto de Artes da Unicamp
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da Unicamp
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos do Instituto de Artes da Unicamp
Nenhum comentário:
Postar um comentário