domingo, 29 de março de 2020

Pedido de Informação à PRPG

A APG Central da Unicamp escreveu um ofício à PRPG com as principais dúvidas de estudantes da pós-graduação. Nós da APG-IA também assinamos em conjunto com representantes discentes das unidades. Quando tivermos uma resposta, divulgaremos amplamente!




















Segue o texto:




Campinas, 23 de março de 2020

À Ilma. Sra.
Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia
Pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp

Assuntos: ​ Atividades não presenciais nas disciplinas de pós-graduação e situação das bolsas CAPES

Prezada Profa Nancy,

Diante dos posicionamentos da reitoria frente à mobilização de estudantes e professores para planejamento, elaboração e execução de atividades online e/ou à distância, destacamos alguns pontos que necessitam de urgente atenção e esclarecimento:

1. Tendo em vista a falta de capacitação docente e discente para utilização das plataformas e ferramentas digitais, o período de elaboração dos planos de trabalho não prevê um momento explícito de cooperação com essas demandas. Como isso está sendo pensado e planejado pelas pró reitorias de graduação e pós graduação?

2. Além da clara complicação que seria contar com acesso e conectividade por parte dos discentes levando em conta a porcentagem de estudantes da Unicamp em vulnerabilidade social, destacamos também a atenção para o compromisso com a estrutura e condição de alunos negros e indígenas. Considerando ainda o cenário de pandemia, ressaltamos que esse quadro deve contar com a inclusão de estudantes que estejam com dificuldades por situações de contágio ou estágio grave de parentes e colegas, além de dificuldades ou complicações socioeconômicas resultantes da condição de auto isolamento. Novamente, destaca-se a necessidade de incluir o mapeamento e proposta de soluções efetivas para essas questões no planejamento de qualquer proposição didático-pedagógica à distância.

3. Não houve debate ou discussão explícitos da reitoria com entidades de representação discente e docente a nível estadual e nacional para verificar os posicionamentos dos mesmos com relação às atividades online ou à distância, bem como destaque para as demandas de tais entidades. Reforçamos a necessidade de incluir essa articulação no planejamento de atividades à distância.

Com relação à situação da CAPES, em virtude da publicação das portarias n. 34 e n. 36 da CAPES, pedimos esclarecimentos com relação aos seguintes pontos:

1. Se realmente houve abertura do sistema de atribuição no dia 20/03, se as unidades conseguirão fazer as atribuições de bolsistas devido à suspensão de atividades, e se haverá pagamento dos novos bolsistas no mês de abril;

2. Qual a situação de ganho/perda de bolsas CAPES de acordo com as novas regras estabelecidas na portaria n. 34 de 9 de março de 2020, que aumenta aporcentagem de bolsas que podem ser retiradas, e quais ações a PRPG pretende tomar com relação a isso. A Unicamp se posicionará publicamente acerca do novo modelo de concessão de bolsas, ainda mais duro do que o divulgado anteriormente? Há previsão de divulgação dos dados de ganho/perda de bolsa por unidade e programa?

3. No âmbito da portaria n. 36, esclarecer qual a situação da Unicamp em relação aos adiamentos de defesas e qualificações. De acordo com a Resolução GR-33, haverá a extensão dos prazos de integralização para todos os alunos.
Haverá também a prorrogação dos prazos de qualificação? A Unicamp está discutindo com as agências de fomento, além da prorrogação dos prazos, a prorrogação das bolsas?

Atenciosamente,

Representação Discente da CCPG:
Alan Isaac Mendes Caballero
Aline Marcondes Miglioli
Bruna Carolina Garcia
Mayara Gregoracci dos Santos
Octavio Fonseca del Passo
Pedro Marcondes Freitas Leite
Victor Schlude Ribeiro

Representação Discente da Pós-Graduação no CONSU:
João Paulo Ferreira Bertacchi
Matheus Alves Albino
Patricia Kawaguchi Cesar
Robson B. Sampaio
Helen Tormina
Luan Ramos

Representação Discente nas Unidades e PPGs:
Matheus Marques - RD da CPG/IG
Jean Carlos Medeiros - RD CPPG em Matemática Aplicada e Congregação do IMECC
Guilherme Tavares da Silva - RD Congregação e do Conselho Interdepartamental do IMECC
Filipo Pires Figueira - RD PPG em Linguística (IEL)
Ana Laura Scudeler - RD PPG em Biologia Vegetal (IB)
Erica Aline Correa Porto - RD PPG em Biologia Animal (IB)
Augusto Schmidt - RD PPG em Demografia (IFCH)
Kelly Camargo - RD PPG em Demografia (IFCH)
Ana Carolina Furiozo Arantes - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Taís Betoni Rodrigues - RD PPG em Farmacologia (FCM)
Tales Eduardo Pelison Botechia - RD da CPG/IA
Marcos Vinicius Flores Miranda Nolasco - RD do DTA (FEA)
Enylson Xavier Ramalho - RD do DCA (FEA)
Mariana Barreto Carvalhal Pinto - RD da Congregação da FEA
Maria Isabel Landim Neves - RD da CPG/FEA
Monique Martins Strieder - RD do Programa de Engenharia de Alimentos (FEA)
Pedro Pio Campregher Augusto - RD do PPGAN (FEA)
Daniel Candeloro Cunha - RD da CPG/FEM

Entidades:
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da Unicamp
Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos do Instituto de Artes da Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário