quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Ata da assembleia da pós - 05/10/2020

 

Assembleia de Estudantes da Pós-Graduação do Instituto de Artes

05 de outubro de 2020

Realizada virtualmente pela plataforma Google Meet.

 

Lista de Presença:


Patricia Kawaguchi

Música

Fernando Magre

Música

Carlos Eduardo Alves

Música

Luan Ramos

Alimentos (FEA)

Maria Ilda Trigo

Visuais

Guilherme Arce

Música

David Ken Gomes Terao

Multimeios

Eleonora Menezes Del Bianchi

Multimeios

Giulia Soares Martins

Música graduação

Victor Santos

Visuais

Letícia Moreira de Oliveira

Multimeios

Ângelo Roberto Biasi

FEAGRI

Maíra Imenes Ishida


Erik Nardini Medina

Artes Visuais

Helen Bovo Tormina

Música

Tales Eduardo P Botechia

Música

Sofia Fransolin

Artes da Cena

Paulo Ricardo Fraga Fonseca

Engenharia Química FEQ

Simone Rocha de Campos

Visuais

Bruna Garcia

Demografia (IFCH)

Matheus Albino

Demografia (IFCH)


Pauta:
- Prestação de contas da antiga gestão da APG-IA
- Apresentação da nova gestão
- Revisão do estatuto
- Conjuntura da universidade & permanência na pós



1. Informes:
a. Caso de racismo envolvendo professor do IA, está sendo acompanhado pela comissão de DH. Proposta de um curso de formação antirracista para professores, funcionários e estudantes.
b. Eleições da APG Central. Fase de divulgação da chapa única. Apresentação dia 08/10 via Youtube às 18h. Eleições na semana do dia 12/10.
c. Multimeios: foram levantadas durante reuniões internas alternativas para lidar com a pressão por produtividade e pensar esse tema com os outros programas.

2. Prestação de contas Gestão Impulsão e balanço da chapa
a. Documento apresentado pelo Fernando com toda a movimentação patrimonial feita pela gestão.
b. Mobilização pela manutenção da biblioteca no IA
c. Elaboração de propostas de edital de cotas para os programas do IA

3. Apresentação da Gestão Incendeia
a. Apresentação dos membros e do programa da nova gestão
    i. Integração entre o corpo discente dos cursos
    ii. Defesa dos interesses em relação a financiamento, avaliação dos programas.
    iii. Intermediação da relação com os docentes, que muitas vezes é conflituosa.
    iv. Adoção de critérios socioeconômicos para concessão de bolsas
    v. Saúde mental do corpo discente
    vi. Transparência na gestão e luta por transparência nas decisões da direção.
    vii. Apresentação das funções e atividades da APG

4. Alteração do estatuto
a. Não foi possível realizar a alteração do estatuto por falta do quórum mínimo.

5. Conjuntura da universidade e permanência na pós
a. Tempo de duração do mestrado e doutorado cada vez mais curtos ao longo dos anos
b. Avaliação dos programas com base na produtividade e na quantidade de estudantes formados.
c. Possibilidade de encerramento do programa de Multimeios caso sua nota não suba na próxima avaliação da Capes.
d. Possibilidade de adoção de pós Latu sensu, como MBA, visando a melhor inserção dos profissionais no mercado de trabalho, aliada com a busca de financiamento privado.
e. Existe uma movimentação para se engajar de maneira radical na defesa da educação pública?
i. Participação do Ciência na rua, Marcha fúnebre da ciência, Semana de arte contra a barbárie. Integração com os movimentos artísticos da cidade.
f. Problemas na atuação partidária nas esferas estudantis, que muitas vezes não dá espaço para a atuação dos outros estudantes ou para as pautas estudantis específicas. Na pós graduação da UNICAMP esses problemas são menos evidentes ou não ocorrem tanto.
g. Levar algumas demandas e pautas para o debate das eleições municipais e pressionar os candidatos. Passe livre estudantil, parceria da universidade com a prefeitura e a câmara nas pesquisas, creche e escola pras mães pesquisadoras. Pressionar os candidatos a assinar cartas compromisso em relação a esses temas e/ou convidá-los para eventos de debates.
h. Campanha informativa com dados sobre a UNICAMP, sua importância para a cidade, sobre as condições da comunidade universitária etc. Definir informações que possam ser sensíveis para a população e depois pensar como chegar até elas.
i. O edital de bolsas da música foi reformulado para considerar o peso da produção artística acadêmica. Foi proposta a adoção de critério socioeconômico adicionalmente, mas não foi possível pois ele não está na resolução do CPG. Por isso está sendo feita uma mobilização para alterar a resolução e permitir a adoção do critério socioeconômico para concessão de bolsas. Reunião dia 09/10 às 18h entre representantes discentes dos programas.
j. Possibilidade de alteração na regulamentação das bolsas SAE para pós, que tiraria a bolsa alimentação e priorizaria estudantes da graduação nos critérios de desempate. Está sendo feita uma mobilização junto aos alunos da graduação. Página no Facebook: Bolsistas SAE em Luta.
k. SAVS. Serviço de apoio às vítimas de assédio sexual e outras violências, serviço criado recentemente. Fazer divulgação.
l. Como melhorar a atuação da APG nas redes sociais para atingir mais pessoas?
m. Pensar ações mais concretas para estimular a participação, utilizando as ferramentas possíveis no momento. Como IA ou como APG se não for possível.

6. Encaminhamentos
a. Fazer uma pesquisa sobre a saúde mental e sobrecarga durante o período de atividades remotas;
b. Organizar junto com outras APGs um debate entre candidatas/os a prefeito, pensando em questões específicas da universidade e pós-graduação;
c. Pensar em divulgação de informações a respeito da universidade, focando em Campinas e região;
d. Mobilização pela implementação de critérios socioeconômicos pra atribuição de bolsas;
e. Pensar na utilização das redes sociais;
f. Integração entre estudantes do IA, organizar pequenos eventos;
g. Roda de conversa para apresentação do SAVS;
h. Pensar no que fazer em relação à alteração do estatuto.

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