ASSEMBLEIA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS DO INSTITUTO DE ARTES
23/06 via Google Meet
ASSINARAM A LISTA DE PRESENÇA: 115
23/06 via Google Meet
ASSINARAM A LISTA DE PRESENÇA: 115
INFORMES
- Carta deliberada sobre as propostas da última assembleia. Pedir ajudar para
organização e elaboração de carta;
- Eleições para representante discente da congregação até 23/06
- Organizar uma roda de conversa com calouros e veteranos para explicar o que são as instâncias burocráticas do nosso instituto. Foi feito um formulário para
organização https://forms.gle/Jj4Zu27KKzmsMpYx8 .
- Comentário em rede social do pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora). Comentário machista sobre funk fazendo apologia a estupro. Chamou alunos de nazista e que está sendo "perseguido e atacado”. Formular uma carta de repúdio e orientar ocorrido aos docentes da música;
- Ex ministro educação. Revogação revogada (cotas);
- Atividade sobre cotas para trans;
- Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto (quem tiver interesse em participar mandar mensagem para Amanda Amorim - música)
- Carta deliberada sobre as propostas da última assembleia. Pedir ajudar para
organização e elaboração de carta;
- Eleições para representante discente da congregação até 23/06
- Organizar uma roda de conversa com calouros e veteranos para explicar o que são as instâncias burocráticas do nosso instituto. Foi feito um formulário para
organização https://forms.gle/Jj4Zu27KKzmsMpYx8 .
- Comentário em rede social do pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora). Comentário machista sobre funk fazendo apologia a estupro. Chamou alunos de nazista e que está sendo "perseguido e atacado”. Formular uma carta de repúdio e orientar ocorrido aos docentes da música;
- Ex ministro educação. Revogação revogada (cotas);
- Atividade sobre cotas para trans;
- Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto (quem tiver interesse em participar mandar mensagem para Amanda Amorim - música)
PAUTAS
1) BOLSAS
PIBIC E CAPES
- Ataque às artes
- Área de humanidades retirada do PIBIC
- Cortes na CAPES 70% (programas nota 3)
- Rearranjo de bolsas (muitas bolsas perdidas na pós)
- Cortes em bolsa afetaram principalmente multimeios
- Bolsa capes meritocrático. No IA não tem critério sócio econômico como processo avaliativo.
- Área de humanidades retirada do PIBIC
- Cortes na CAPES 70% (programas nota 3)
- Rearranjo de bolsas (muitas bolsas perdidas na pós)
- Cortes em bolsa afetaram principalmente multimeios
- Bolsa capes meritocrático. No IA não tem critério sócio econômico como processo avaliativo.
BOLSA BAM
- ameaça da reitoria de corte de bolsas durante a pandemia (retrocederam a ameaça)
ALUNO ARTISTA
- Foi aberto o edital até dia 10 de julho. Será realizado online. Roda de conversa sobre o aluno artista será feito online pela unicamp.
- Competitividade em área de artes. Criar troca de experiências sem necessariamente ser uma competição
Encaminhamentos:
- criação de um grupo no wpp para conversas sobre editais, produção cultural e troca entre os estudantes
- manual/drive/grupo de face explicando pormenores dos editais de bolsa artísticas e de pesquisa.
- criação de um grupo no wpp para conversas sobre editais, produção cultural e troca entre os estudantes
- manual/drive/grupo de face explicando pormenores dos editais de bolsa artísticas e de pesquisa.
2) ELEIÇÕES CAIA E APG-IA
- A ser realizada em agosto pelo sistema e-voto.
Encaminhamento:
- Aclamação da comissão eleitoral CAIA e APG-IA
- Aclamação da comissão eleitoral CAIA e APG-IA
3) SEGUNDO SEMESTRE
- Sugerido pela universidade que aconteça de maneira remota.
- Sugerido pela universidade que aconteça de maneira remota.
- Começará na segunda quinzena de setembro e terminará em janeiro
- Proposta: Chamar congregação extraordinária
- Na Congregação o diálogo sobre o assunto é pouco, não existe espaço de fala ao menos que os representantes discente peçam para que seja conversado sobre o assunto.
- Dança: embate bem grave sobre conversa sobre racismo entre docentes e discentes; Docentes não conseguiram adaptar linguagem para segundo semestre remoto; Docentes começaram a simular retorno; Gordofobia na dança (velado); Racismo estrutural e Problemas socioeconômico; Conflito entre os professores e alunos.
- Pós-graduação: sem muitas questões com disciplinas pela demanda ser menor; Se preocupam com a situação dos PEDs (principalmente aqueles que pertencem do grupo de risco) que é obrigatório pra quem tem bolsa. PEDs estão sendo sobrecarregados com o semestre remoto; Pesquisas práticas estão sem ter como serem realizadas; Bolsas PED e PAD não foram prorrogadas; Muitos alunos da pós mora em outras cidades, como fica o transporte dessas pessoas quando as aulas presenciais retornarem? a situação sobre PED e PAD já foi levada na congregação. Pedido de bom senso para discentes não sobrecarregarem PADs e PEDs.
- Música: Comunicação fraca entre discente e docente. Professores estão dando
muitas avaliações; Adaptação de aulas não está ocorrendo de forma efetiva, parece que alguns professor estão apenas dando o que eles dariam no presencial porém em formato online, sem de fato adaptar o conteúdo. Continuidade de atividades sem preparação e sem acolhimento.
- Proposta: Chamar congregação extraordinária
- Na Congregação o diálogo sobre o assunto é pouco, não existe espaço de fala ao menos que os representantes discente peçam para que seja conversado sobre o assunto.
- Dança: embate bem grave sobre conversa sobre racismo entre docentes e discentes; Docentes não conseguiram adaptar linguagem para segundo semestre remoto; Docentes começaram a simular retorno; Gordofobia na dança (velado); Racismo estrutural e Problemas socioeconômico; Conflito entre os professores e alunos.
- Pós-graduação: sem muitas questões com disciplinas pela demanda ser menor; Se preocupam com a situação dos PEDs (principalmente aqueles que pertencem do grupo de risco) que é obrigatório pra quem tem bolsa. PEDs estão sendo sobrecarregados com o semestre remoto; Pesquisas práticas estão sem ter como serem realizadas; Bolsas PED e PAD não foram prorrogadas; Muitos alunos da pós mora em outras cidades, como fica o transporte dessas pessoas quando as aulas presenciais retornarem? a situação sobre PED e PAD já foi levada na congregação. Pedido de bom senso para discentes não sobrecarregarem PADs e PEDs.
- Música: Comunicação fraca entre discente e docente. Professores estão dando
muitas avaliações; Adaptação de aulas não está ocorrendo de forma efetiva, parece que alguns professor estão apenas dando o que eles dariam no presencial porém em formato online, sem de fato adaptar o conteúdo. Continuidade de atividades sem preparação e sem acolhimento.
- Cênicas: docentes falam sobre criar o ‘novo teatro” (adaptar curso) Proposta
excludente e absurda.
- Midialogia: seguir matérias teóricas e cancelar práticas; Matérias teóricas podem ser excludentes. Alunos estão sem visibilidade de conteúdo que podem estar perdendo e que serão cobradas futuramente.
- Mais de 100 dias de isolamento, a questão psicológica aumenta. Como o instituto de artes lida com essa questão e leva ela em consideração no planejamento do segundo semestre remoto?
- Apresentação de como ficou as questões de disciplinas na FE (Faculdade de
Educação) : todas as disciplinas das licenciaturas serão oferecidas; Avaliações por notas em segundo semestre; Estágios para formandos (de forma remota) (parte prática de estágio acompanha trabalhos remotos e é considerados experiências de estágios passados)
excludente e absurda.
- Midialogia: seguir matérias teóricas e cancelar práticas; Matérias teóricas podem ser excludentes. Alunos estão sem visibilidade de conteúdo que podem estar perdendo e que serão cobradas futuramente.
- Mais de 100 dias de isolamento, a questão psicológica aumenta. Como o instituto de artes lida com essa questão e leva ela em consideração no planejamento do segundo semestre remoto?
- Apresentação de como ficou as questões de disciplinas na FE (Faculdade de
Educação) : todas as disciplinas das licenciaturas serão oferecidas; Avaliações por notas em segundo semestre; Estágios para formandos (de forma remota) (parte prática de estágio acompanha trabalhos remotos e é considerados experiências de estágios passados)
Encaminhamentos:
- Reivindicação de bolsas PED e PAD até o final do semestre;
- Defender na congregação que o instituto junto com a participação discente, realize uma pesquisa entre os discentes e docentes para saber se há condições objetivas de seguir o segundo semestre com ensino remoto e saber como foi a qualidade do aprendizado durante o primeiro semestre para qualificar o debate sobre o ensino remoto no segundo semestre;
- Cancelamento de matérias obrigatórias que não podem ser adaptadas em formato online. Disponibilização de ementa adaptada da matéria que será dada em segundo semestre;
- Eliminar os pré requisitos das disciplinas do segundo semestre (pra que fosse
possível fazer a disciplina II sem ter concluído a I, por exemplo) para os alunos que estão precisando se formar;
- Que as ementas deixem claras, além do conteúdo, os métodos de avaliação da
disciplina e as ferramentas necessárias para acompanhamento (acesso ao google meet, espaço x, app para abrir pdfs, instrumentos ou materiais x, etc). Sejam trazidas outras formas de ensino que não seja assistir uma aula remota;
- Plebiscito para dar voz às nossas reivindicações no instituto para que possamos discutir os detalhes do próximo semestre e saber que vamos ser ouvidos;
- Solicitar a abertura da reunião de congregação para participação como ouvintes de estudantes e funcionários do IA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário