segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Informe da reunião dos 4 setores do IA - 25/11/19

Patty, Gabriel, Helen e Leo apresentaram o resumo da situação de como as entidades ficaram sabendo da possível mudança da biblioteca e da presença da vice-reitora na congregação do IA na quinta passada, de surpresa, para apresentar a possibilidade de mudança para a BC. Além disso, também há a situação das bibliotecas na Unicamp como um todo, não é um caso isolado.

Haverá congregação extraordinária no dia 28/11 para discutir a mudança da biblioteca. Várias pessoas comentaram a importância de divulgar a congregação: local, horário. Muitas pessoas não estão sabendo do que está acontecendo, é importante pensar em outras formas de divulgação.

Falamos sobre o prédio das entidades, pois a conversa com CAIA e APG começou com o oferecimento por parte da direção de uma sala no prédio da biblioteca em troca de abrir mão da construção parada e apodrecida do prédio das entidades (originalmente CAIA e Visarte). CAIA e APG-IA não queriam dar uma resposta sem consultar a comunidade. Ao saber que essa construção está na lista para ser construída, as pessoas na reunião concordaram de reivindicar a retomada da construção do prédio.

Muitas pessoas manifestaram seu descontentamento com a falta de diálogo da direção, que não quis discutir com a comunidade. Também falaram sobre a importância da biblioteca como espaço de estudo, pesquisa e convivência no instituto e sobre a perda que seria se ela fosse transferida para a BC ou tivesse seu espaço reduzido.

Conversamos também sobre o MAV (Museu de Artes Visuais) e a GAIA. Muita gente do IA não conhece a GAIA e nem sabe onde fica. O MAV também. Pedro explicou que o MAV oficialmente não faz parte do IA, o que não faz sentido. Tanto MAV quanto galeria de estampas estão em situação de abandono em 2 salas sem infraestrutura na BC. O prédio do Santander (no CB) deveria ser uma sede para o MAV mas o projeto ainda não saiu. Por não ser parte do IA, as decisões referentes ao museu não precisam passar pela congregação do instituto e são decididas na base da canetada. Tá tudo fragmentado.

Pensamos na ocupação do espaço da biblioteca e em como pensar em questões para a melhoria do espaço, sem abrir mão de nenhum andar. 

Importantíssimo conversar com estudantes e docentes para falar sobre a situação da biblioteca e divulgar a congregação. 28/11 às 14:30 no auditório da pós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário